
Direção artística e pedagógica: Luís Anselmi
luis.anselmi@mosaicogrupo.com.br
Direção executiva: Melina Sternberg
Professores: Lucas Moutinho e Thayná Campos
APRESENTAÇÃO PEDAGÓGICA
Objetivos
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Desenvolver habilidades de voz e canto voltadas para o fazer musical.
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Aperfeiçoar a criatividade dos alunos através da prática da improvisação e da criação.
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Apurar consciência corporal e habilidades sociocognitivas através de exercícios de música, dança e teatro
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Garantir o acesso à diversidade cultural e à música brasileira a partir do canto coral
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Acessar a linguagem e estruturação musical através de partituras
Funcionamento
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A participação é gratuita
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Voltado para adolescentes de 13 a 18 anos
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Serão permitidas apenas 3 faltas sem justificativa em todo o semestre, sob pena de perda da vaga
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Ensaios às segundas-feiras das 19h às 21h
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Local: Instituto Jô Clemente, SALA 1 R. Loefgren, 2109 - Vila Clementino, São Paulo - SP, 04040-033
Proposta
O Coral Juvenil Mosaico é um projeto da Associação Cultural Grupo Mosaico, que desde o início sonha coletivamente em garantir o acesso a todo o desenvolvimento social e cultural que o canto coral proporciona, a partir de um fazer musical de excelência. Partimos de um grupo coral formado por profissionais de canto, de estudantes de música e de coralistas experientes, todos apaixonados pela música vocal e que sempre quiseram expandir nosso jeito Mosaico de fazer música. Em 2022, criamos o Laboratório Mosaico, onde pessoas sem experiência canto coral podem se expressar e ter contato com a prática vocal. Em 2023, surgiu o Coral Caquinhos, para crianças de 8 a 12 anos que cantam da mais divertida maneira possível.
Completando esse Mosaico vocal, fundamos o Coral Juvenil que será o elo fundamental de toda essa corrente. Entendemos que na adolescência, a identidade, o pertencimento e a criatividade são a base de tudo e que a lida com a própria voz é um desafio constante, já que além das dificuldades típicas dessa fase, a voz é a expressão máxima de nossa personalidade, e durante a adolescência ela está em plena formação. O canto coral é uma das melhores formas de desenvolver e lapidar estes pilares neste período crucial da vida do adolescente. Além disso, é uma das formas de realização artística e musical que mais promove a sociabilização e a coletividade, seja nos ensaios ou nas apresentações
Premissas Pedagógicas e Metodologias
Identidade, dialogicidade e metodologias participativas
Trabalhamos com metodologias participativas e dialógicas que são caminhos para que o educando desenvolva reflexões críticas a partir de sua realidade. Isso garante que a realização musical e artística vivenciada no coral tenha valor real tanto para os alunos quanto para os professores. A partir destas premissas e da troca constante com seus colegas e professores, o aluno tem um ambiente propício para o desenvolvimento de sua autonomia como indivíduo, e também como artista. Trabalhando sua identidade, confiança e seu pertencimento dentro do grupo.
Formação musical e integração de linguagens
A fase ideal para o estudo de linguagens é a adolescência. Apesar de se adquirir linguagens com mais facilidade na infância, é na adolescência que o aprofundamento desses aprendizados se dá, e a partir da conexão entre arte, técnica e expressão é que trabalharemos uma formação musical sólida no coral. Aspectos teóricos e estruturais da linguagem musical, como a lida com partituras, serão trabalhados juntamente a técnica vocal. Abordando tópicos como: Respiração, afinação, projeção vocal, articulação e percepção rítmica e melódica. Entendemos também que a música é indissociável do corpo, da emoção e de outras linguagens artísticas/formas de arte. No coro, exploramos essa conexão por meio da integração com o teatro, a percussão corporal e o movimento. A partir dessa interação, a interpretação musical vai além das notas e palavras: envolve presença, expressão e narrativa, permitindo que os jovens se apropriem das canções e transmitam suas mensagens com autenticidade.
Criação, Apreciação e Performance
Essa abordagem triangular em relação ao conteúdo musical e artístico - metodologia C(L)A(S)P - guiará todos os encontros e ensaios do coral. O estímulo à criação e improvisação, ao desenvolvimento pleno da escuta e a percepção vocal, técnica vocal e acuidade de performance serão constantes.
Algumas de nossas referências
AGUIRRE, Imanol. Imaginando um futuro para educação artística. 2009 Tradução de Inés Oliveira Rodríguez e Danilo de Assis Clímaco. Disponível em: http://docslide.com.br/documents/imaginando-um-futuro-para-a-educacao-artistica-imanol-aguirre.html
BEHLAU, Mara e RECHDER, Maria Inês. Higiene vocal para o canto coral. Revinter. Rio de Janeiro. 1997.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. ****São Paulo: Paz e Terra, 2004.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 42. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2005.
FUCCI AMATO, Rita de Cássia. Capital cultural vs dom inato: questionando sociologicamente a trajetória musical de compositores e intérpretes brasileiros. Opus, Goiânia, v. 14, n. I, p. 79-97, jun. 2008.
RANCIÈRE, Jacques. Mestre Ignorante – Cinco lições sobres a emancipação intelectual; tradução Lilian do Valle. Belo Horizonte: Autêntica, 2002. Disponível em: https://drive.google.com/file/d/0B6eHj5egjfFvTDJBVmMzT2laZ1E/view
Acesso em 02/02/2017
SCHAFER, R. Murray. Ouvir cantar: 75 exercícios para ouvir e criar música. traduzido por Marisa Trench Fonterrada. – São Paulo: Editora Unesp Digital, 2018.
SWANWICK, Keith ****e FRANÇA, Cecília. Composing, performing and audience-listening as indicators of musical understanding, British Journal of Music Education, v.16, n.1, p.5-19. Cambridge: Cambridge University Press, 1999.
SWANWICK, Keith. Ensinando música musicalmente. Tradução de Alda Oliveira e Cristina Tourinho. 2003 São Paulo.