top of page

Sobre o Mosaico

Um novo som para a música popular brasileira coral

O Grupo   Mosaico   é   um   coletivo   coral   independente   formado   por   estudantes  de  música,  músicos  profissionais  e  cantores  experientes  na  prática coral, com direção artística de Luís Anselmi. Coletivamente, buscamos o diálogo e a experimentação de sonoridades da música popular brasileira para formação coral, com foco na  linguagem  de  arranjos  vocais,  pesquisa  de  repertório  e  performance.

Quem somos - 2.jpg

História

O Grupo Mosaico nasceu em 2015, por iniciativa de Eduardo Fernandes, com apoio de Luís Anselmi e Ricardo Barison. O objetivo era formar um grupo independente que trabalhasse na ponta da performance de arranjos de música popular para formação coral, estimulados pela possibilidade de participar do projeto "São Paulo Cidade Coral". A iniciativa, coordenada pelo Coral Paulistano Mário de Andrade, corpo artístico do Theatro Municipal de São Paulo, buscava incentivar a produção de música coral e a comunicação entre os coros da cidade de São Paulo. Com o fim precoce do edital, o grupo resolveu seguir por conta própria: aquele som inicial não podia deixar de soar por aí.


Cantores e ex-cantores amadores do Coral UNIFESP e CORALUSP, profissionais e estudantes de música, passaram a integrar o grupo, que desenvolveu desde o começo um repertório com amplo panorama da música popular brasileira de vários períodos. Sob a direção de Edu Fernandes, o grupo apresentou os repertórios "São Paulo em 4 Cantos" (2016), “Esquinas de Minas” (2017) e "Milagres do Povo" (2018 e 2019). Nesse período, o grupo consolidou uma das suas principais características: possibilitar que seus integrantes atuem como monitores, arranjadores, instrumentistas, solistas e regentes.


A partir desse espaço de experimentação e construção coletiva, em 2019 o grupo iniciou um novo ciclo, agora sob a direção de Luís Anselmi. Com novos integrantes, o Mosaico vem desde então fortalecendo seu objetivo de explorar as infinitas possibilidades sonoras da intersecção entre a sonoridade coral tradicional e a sonoridade única da canção popular brasileira (de tradição ou produção), juntas em uma interpretação coletiva de obras consagradas e inéditas experimentais. ​


Depois de um pouco mais de seis meses desenvolvendo o repertório “Coletividades” (2019 e 2020), a pandemia de Covid-19 levou o Grupo Mosaico a restringir suas atividades ao formato 100% remoto entre 2020 e 2021. Com todos os desafios impostos pelo isolamento social, o repertório deu forças para que o Mosaico desenvolvesse uma intensa produção audiovisual durante a quarentena -- incluindo um clipe de celebração dos 5 anos da formação do coro, com a participação de ex-integrantes. Essa experiência inaugurou um novo patamar de possibilidades de produção para o mundo coral, onda na qual o grupo surfou com inovação e criatividade, que carregou para todas as produções seguintes. Em novembro de 2021, com todos os integrantes vacinados para Covid-19, o grupo retomou as atividades presenciais.


Ainda em 2021, foi consolidado o fundamental apoio cultural do Instituto Lygia Jardim que possibilitou novos horizontes para o Grupo Mosaico, passando a soar seus acordes em uma nova casa, dentro do Instituto Jô Clemente, em São Paulo. Em 2022, o Grupo Mosaico marcou sua volta aos palcos com o repertório "Presença" e ampliou o portfólio de registros virtuais lançando seus primeiros singles nas plataformas de streaming de música: “Canções e Momentos” e “Romaria”.


O apoio e parceria com o ILJ rendeu frutos importantes que representam a realização de um sonho antigo do grupo -- expandir sua atuação para novos cenários e atingir cada vez mais pessoas espalhando por aí o jeito Mosaico de fazer música vocal.


Em 2022 nasceu o Laboratório Mosaico, um espaço coletivo de experimentação e descobertas musicais, vocais e corporais, com troca direta de integrantes do Grupo com o nosso público e pessoas interessadas em explorar sua voz e o mundo coral, com ou sem experiência em canto. Em 2023, foi lançado o projeto Caquinhos, o coral infantil do Grupo Mosaico, destinado a crianças de 8 a 12 anos, no qual investimos no nosso futuro trabalhando na formação da nova geração de cantores, público e consumidores críticos da cultura brasileira.

Integrantes

O Grupo Mosaico e suas frentes de trabalho são liderados com esforços colaborativos de cantores com um grande desejo: fazer a música coral do nosso jeito.

Luis Anselmi - Creditos_Divulgação-FestivaldeCorosSaoCarlos-min_edited.jpg

Direção artística

Luís Anselmi

  • Instagram
  • Facebook
  • Youtube

Luís Anselmi é regente coral, professor de música, cantor, violonista e arranjador. Graduado em Licenciatura em Música (UNESP), pós-graduado em Canção Popular (FASM) e pós-graduado em Regência Coral (UFBA).  É mestrando em Música (UNESP). Estudou técnica de regência com Eduardo Fernandes, Paulo Moura, Fábio Miguel, Lutero Rodrigues, Mara Campos e Georg Grün (Alemanha). É diretor artístico e regente do Grupo  Mosaico desde 2019  e professor de canto coral do GURI Santa Marcelina.  Atua junto à Secretaria de Cultura da cidade de Louveira-SP como regente do Coral Viva Vozes e dos grupos infantil, juvenil e de terceira idade desde 2015.

Mauricio - Baixa.jpg

Preparação vocal

Maurício Detoni

  • Instagram
  • YouTube

Natural de Cuiabá - MT, é músico, cantor, compositor, arranjador vocal e professor de canto e violão. Com 32 anos de carreira na música, foi regente e cantor de grupos corais e vocais em Cuiabá, no Rio de Janeiro e, agora, em São Paulo. Cantou e foi arranjador do renomado grupo vocal Garganta Profunda, com direção do maestro e arranjador Marcos Leite. Com vasta experiência como preparador e arranjador vocal de teatro musical, se apresentou em diversas capitais do Brasil. Finalista em duas edições do Prêmio Profissionais da Música e vencedor do Concurso de Composição do Coral Ars Nova (UFMG). É compositor e tem discos autorais disponíveis nas plataformas digitais.

Coralistas

Sopranos

Amanda Temponi

Carol Campos

Jéssica Dias

Mari Kondo

Melina Sternberg

Nana Bonvent

Priscilla Prudêncio

Sílvia Soares

Verônica De Angelis

Verônica Tavares

Contraltos

Alice Mahlmeister

Beatriz Alves

Carolina Garbelotto

Carol Brandão

Clara Perrut

Lúcia Furlan

Mariana Amaral

Mila Valle

Tenores

Alexandre Zerbini

Carlos Leite Filho

Felippe Truglio

Gabriel Gonzaga

Johnny Lugon

Leandro Gil

Leonardo Serrão

Baixos

Carlos Ralize

Diego Souza

Frederico Almeida

Leandro Gouveia

Leilor Miranda

Lucas G. Moutinho

Maurício Detoni

bottom of page